Menu

terça-feira, 6 de abril de 2010

Observação e Reflexão

Ontem, como semana passada, acompanhei meu avô na ginástica para hipertensos como de rotina, mas não foi uma rotina para mim.
As atividades quando começadas, logo minha atenção se fixou em uma senhora, que apesar da falta de ritmo nos movimentos, os realizava com tanta vontade e alegria que parecia ser ela a professora. Nessa percepção surge momento oportuno para uma reflexão sobre a terceira idade, fase da vida que é tão temida e até inimaginavel para jovens como eu. Com esse conceito e a vista que eu tinha de homens e mulheres se exercitando com tanta disciplina e amor estampados em seus rostos, sendo assim definidos por um simples sorriso. Hoje, muitas senhoras e senhores que já cumpriram seus deveres com a sociedade e que muitos não chegam nem perto de gozar seus direitos como cidadão, como uma aposentadoria digna de sustento por exemplo.
Minha intenção aqui não é expor a falta de gratidão de um Estado para com os personagens que o ajudaram a crescer e se desenvolver, mas sim de espíritos que apesar do peso corpóreo e das limitações que o tempo nos impõe no mundo material, esses aceitaram e permanecem de pé e se adaptando tanto ao desgaste físico quanto o mental de uma vida. Essa relação me fez pensar sobre o que nós jovens estamos fazendo de nossa fase, de nosso hoje. Será que estamos estáticos esperando o tempo nos vencer? Ou estamos aceitando as dificuldades e fazendo desse tempo algo que possamos nos orgulhar em dizer que sim, nós vivemos ?
Talvez um pouco de atitude e coragem é o que nos falta para que essa fase seja concerteza a melhor de nossa passagem, de nossa vida.

2 comentários:

  1. Realmente, acho que com a correria do dia a dia nos esquecemos de viver com intensidade, de aproveitar cada segundo e de quão importante é sorrir e fazer outras pessoas sorrirem. Esse seu texto me fez refletir, e COM CERTEZA tirar as viseiras que até o momento estava usando. . .
    PARABÉNS, seu blog já está muito bacana, beijos.

    ResponderExcluir
  2. Simples, não é. Mas porque já estamos acostumados com uma rotina de não fazer nada e mesmo assim não ter tempo nem pra respirar, o que não deveria estar acontecendo, pois como relatou o Baby, somos jovens e estamos "perdendo" para a terceira idade que esta cada vez com mais fôlego para viver. Não vamos deixar que o tempo passe e faça com que nos arrependamos de não ter vivido e perdido essa fase tão MARAVILHOSA...

    VAMOS FAZER A DIFERENÇA SEMPRE!!!!

    ResponderExcluir